ANALISE DE PRODUCOES ESCRITAS DE ALUNOS DE 3 GRAU

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Mestrado em Linguística Aplicada - 1997

Nro. chamada: T/UNICAMP - M366a

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como se deu a construção da textualidade e da intertextualidade em produções escritas de alunos de um curso de Letras, no decorrer de um ano letivo. Os dados consistem de doze textos dissertativos, sendo três de cada um dos sujeitos desta pesquisa. Estes sujeitos, além de oferecerem seus textos para análise, também contribuíram com uma entrevista audiogravada que possibilitou a análise da sua história de escolarização, podendo assim, relacionar estas histórias com suas particularidades na escrita, ou seja, para explicar as suas singularidades, já que a análise dos dados é feita dentro de um paradigma indiciário, visando analisar, sempre que possível, as singularidades de cada sujeito. A partir de uma perspectiva bakhtiniana, a linguagem é tida como um processo reflexivo e sócio-interativo, tendo o dialogismo como característica essencial da linguagem e princípio constitutivo de todo discurso. O papel do outro é de suma importância na constituição do sentido, já que nenhuma palavra é inteiramente nossa pois traz em si a perspectiva de outra voz. Dentro deste princípio, procurei verificar nos dados desta pesquisa como foram sendo contruídas a textualidade e a intertextualidade nos textos dissertativos destes sujeitos, o que houve de coletivo e de singular na construção desta escrita e como as histórias de escrita destes alunos poderiam se relacionar aos aspectos singulares de suas escritas. A partir da análise destes dados, foi possível depreender que: a) no início, os alunos não tinham muito o que dizer em sua escrita, por isso faziam muitas colagens e substituições de vocábulos do texto base, apresentando, principalmente, problemas no uso dos elos conectivos e paragrafação; b) já na segunda situação de atividades, os alunos começam a construir uma paragrafação mais compacta, porém com uma tessitura não muito articulada, há a tentativa de uso de alguns elos conectivos, porém sem o devido domínio semântico destes elos; c) nos últimos textos da análise, estes alunos já conseguiram usar os textos base com mais desenvoltura, apropriando-se deles, sem colagens e/ou meras substituições, construindo. parágrafos mais bem articulados e fazendo o uso adequado dos elosconectivos; d) através da história de escolarização, foi possível detectar vários problemas de I escolarização enfrentados por estes sujeitos, o que explica muitos dos problemas presentes ainda hoje na escrita destes alunos.Foi possível também relacionar às histórias de escolarização algumas das características singulares presentes na escrita da maioria dos dados sob análise.

Palavras-chave: Caligrafia (Ensino), Linguistica aplicada , Leitura