Resumo

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VOLTAS META-ENUNCIATIVAS E INSCRICAO DO SUJEITO NA...

EDNA MARIA NORDER STRACCALANO

Orientador(a): Silvana Mabel Serrani

Mestrado em Linguística Aplicada - 1997

Nro. chamada: T/UNICAMP - St81v


Resumo:
Esta pesquisa visa a estudar o exercício da função de autoria em aulas de escrita em inglês como Língua Estrangeira (LE) e o embasamento teóricometodológico articula transdisciplinarmente fundamentos da Lingüística Aplicada e da Análise do Discurso (AO), pressupondo uma concepção psicanalítica da subjetividade. A hipótese fundamental é que através da exercitação de voltas meta-enunciativas do dizer (retornos do dizer na cadeia enunciativa - Authier-Revuz, 1995), e da conscientização de efeitos de sentido por elas produzidos, estaremos modificando as condições de produção no discurso pedagógico em sala de aula de escrita em LE, propiciando a mobilização do sujeito no exercício de sua capacidade de autoria, isto é, levando os aprendizes a confrontarem-se com suas funções como enunciadores de pontos de vista que envolvem questões de responsabilidade no dizer. Trabalhamos com a noção de sujeito dividido, polifônico, não intencional, sem o domínio completo de seu discurso e com a concepção de linguagem como interdiscursividade heterogeneamente constituída (M. Pêcheux, 1990). Ao longo de um ano, foram acompanhadas as produções textuais de alunos universitários de segundo ano de Curso de Letras, na disciplina Prática Escrita. Uma classe foi dividida em dois grupos, levando-se em consideração o nível de desempenho dos participantes no primeiro semestre letivo. Os integrantes da proposta tomaram conhecimento de algumas voltas meta-enunciativas que julgamos mais favoráveis às suas produções escritas e a seu nível de competência lingüística. Interessava chegar a saber se, com mudanças nas condições de produção e a exercitação das citadas voltas, haveria um melhor desempenho na prática escrita dos enunciadores, isto é, se os aprendizes produziriam mais, ou melhor, ousariam mais em suas argumentações e,apesar de algumas limitações impostas pela materialidade lingüística, facilitar-se-ia o processo inscrição na segunda língua (Serrani-Infante, 1997). O resultado de nosso trabalho nos mostrou que há alterações significativas nq jogo de imagens e de formações imaginárias. O aluno passa a se ver e a ser visto como participante de uma proposta de mudança; o professor é também pesquisador; a própria sala de aula passa a ser um lugar de desafios e descobertas e, sobretudo, há mudanças gratificantes nas produções textuais dos aprendizes-enunciadores a partir da proposta, dando-nos a possibilidade de afirmar: a) que existem estratégias extremamente válidas que podem alterar de modo frutífero as produções escritas dos alunos e os próprios programas de ensino de escrita; b) que dentre tais estratégias, as voltas meta-enunciativas representam um caminho profícuo, motivador e inédito e dão possibilidades ao aprendiz de escrita em LE de se inscrever na língua estrangeira, desenvolvendo funções de autoria que propiciam a construção de um imaginário em que o enunciador é, cada vez mais, responsável pelo seu dizer


Palavras-chave: Analise do discurso , Escrita , Lingua estrangeira

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