Resumo

Versão para impressão
LEITURA NO SEGUNDO GRAU: A APROPRIACAO COMO PROCESSO...

CARMEM HELENA MOSCOSO LOBATO

Orientador(a): Sylvia Bueno Terzi

Mestrado em Linguística Aplicada - 1995

Nro. chamada: T/UNICAMP - L781L


Resumo:
Este trabalho teve como objetivoinvestigaro processo de leitura de alunos do ensino de segundo grau, apontando para alguns problemas de compreensão manifestados nesse nivel de escolarização e seus possiveis fatores determinantes. Como categoria de análise, foi utilizado o processo de construção da macroestrutura textual ( van Dijk e Kintsch, 1983 ), aspecto formal da coerência global do texto. A investigação, realizada em cinco turmas de alunos de uma escola pública de segundo grau, teve por base dados coletados a partir de protocolos verbais de leitura, resumos de textos lidos e respostas a questionários e entrevistas. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos apresentam sérias dificuldades para inferir as macroestruturas dos textos lidos e apontam para o fenômeno de apropriação do texto como a principalconseqüência dessas dificuldades. Dos problemas que podem ter causado a apropriação do texto, foram analisadas duas dificuldades evidenciadas para processar elementos da superffcie textual: a presença, no texto, de expressões metafóricas e de léxico desconhecido. Em todo o processo de leitura, as estratégias utilizadas pelos sujeitos parecem refletir conceitos construidos a partir das práticas escolares


Palavras-chave: Leitura (Ensino secundario), Comunicação no ensino de segundo grau , Compreensão na leitura , Capacidade de aprendizagem

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.