Resumo

Versão para impressão
CARACTERISTICAS DA CONSTRUCAO DO PROCESSO DE ENSINO E...

CARLOS EDUARDO PIZZOLATTO

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística Aplicada - 1995

Nro. chamada: T/UNICAMP - P689c


Resumo:
O objetivo desta pesquisa é compreender a construção do processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira com um público adulto de uma faixa etária estigmatizada pela sociedade: a terceira idade. Para realizar esse estudo foi necessário analisar as manifestações dos fatores neurobiológico, lingüístico-cognitivo, afetivo e sociocultural envolvidos no processo. Dado o caráter etnográfico da pesquisa, foram utilizados diversos instrumentos para coleta e triangulação dos dados, tais como gravações de aulas em áudio e/ou vídeo, anotações de campo que foram transformadas em diários do pesquisador, relatos, questionários e entrevistas com os alunos-sujeitos. A análise dos dados revela que a busca de contato social por parte dos alunos sujeitos, a diminuição da sua acuidade auditiva e da sua capacidade de memória e a necessidade de externar as suas emoções e os seus problemas pessoais são indicadores de que a abordagem de ensino do professor, além de refletir os reais objetivos e interesses dos alunos, deve conter um forte elemento de empatia. o nosso estudo propõe, portanto, que através da abordagem comunicativa o professor busque na dimensão afetiva a otimização possível do processo de ensino aprendizagem da língua-alvo com alunos da terceira idade


Palavras-chave: Linguistica aplicada , Ensino , Aprendizagem

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.