Resumo

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POEMAS SEM PATRIA: CONSIDERACOES SOBRE O JOGO DE PALAVRA...

MARKUS LASCH

Orientador(a): Jeanne Marie Gagnebin De Bons

Mestrado em Teoria e História Literária - 1997

Nro. chamada: T/UNICAMP - L332p


Resumo:
O trabalho, que se dedica ao estudo do jogo de palavra na lírica do poeta vienense Erich Fried (1921-1988), persegue dois objetivos principais. Primeiro, visa incorporar o literato e sua obra à paisagem cultural brasileira, já que ambos permanecem, a despeito de sua importância estético-cultural, lamentavelmente desconhecidos, mesmo pela maioria dos germanistas do país. Segundo, espera avançar noções da recepção crítica do autor, bem como contribuir para a discussão de questões fundamentais da estética em geral, na medida em que, por um lado, o fenômeno jogo de palavra é crucial na obra do lírico, mas até então não conheceu qualquer estudo de maior fôlego, e, por outro, pode ele ser considerado um agente exemplar da expressão artística pelo fato de comportar experiência e exploração particulares do mundo, característica essencial que parece ser igualmente inerente à literatura como um todo. O texto compreençle, então, uma parte inicial, extra-obra, que delineia informações biográficas sobre o autor e tenta traçar os contornos de definição e história do jogo de palavra em si. Em seguida, procura-se estabelecer, à guisa de suporte e organização das reflexões posteriores, um inventário do jogo de palavra na obra de Erich Fried. Os capítulos III e IV são consagrados, por sua vez, à confluência das duas temáticas principais, constitutivas do reuvre frideano: a psicanálise e o engajamento. Referente à primeira, critica-se a aplicação do método genético-estrutural à análise da obra literária e aventa-se um ponto de vista métapsicológico que seja capaz de examinar .. , o papel da arte na economia da vida. No que diz respeito ao engajamento, a redaçãQ almeja evidenciar a opacidade de uma oposição estrita e estéril entre poesia pura e poesia engajada, tanto na obra de Fried quanto na poesia em geral. Finalizando, a dissertação recolhe os fios que ficaram soltos ao longo da exposição para tecer entre os pólos sujeito - linguagem, significante - significado, eu - outro, consciência - inconsciênciafamiliar - estranho, psique - soma e poesia pura - poesia engajada, uma malha que permite caracterizar a poesia como um logro, um simulacro, uma formação substitutiva, investida pelo homem contra uma falta originária: a sua própria transitoriedade

Palavras-chave: Poesia - Critica e interpretação , Psicanalise e literatura , Poesia politica

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