Resumo

Versão para impressão
ALFABETIZACAO: TEORIA E PRATICA EM (DES)ENCONTRO...

IVANILDE MOREIRA DE SOUSA

Orientador(a): Maria Laura Trindade Mayrink Sabinson

Mestrado em Linguística Aplicada - 1996

Nro. chamada: T/UNICAMP - So85a


Resumo:
Este trabalho apresenta o resultado de uma reflexão acerca do que significou nas leituras, nas interpretações e na prática pedagógica dos profissionais envolvidos com a questão da alfabetização no contexto da escola pública, a implantação do Ciclo Básico no Estado de São Paulo. Para isto, necessária se fez uma volta ao início do período que sucedeu a referida implantação. Utilizando-me de uma análise da bibliografia que fundamentava os profissionais da escola p~blica naquela época e também da observação da prática de uma professora de Ciclo Básico que orientei naquele período e que trabalha em sintonia com os pressupostos filososóficos/metodológicos do Ciclo Básico, pretendi "unir" teoria/prática. Para desenvovimento do estudo (retrospectivo, portanto), foram feitas observações das aulas desta professora, durante os meses de março a junho de 1995. Os dados recolhidos, após transcritos (grave5U-se em áudio) e analisados, apresentaram evidências de que a implantação do Ciclo Básico no estado de São Paulo provocou uma série de diferentes interpretações tanto por aqueles que divulgam teorias quanto por aqueles que desenvolvem a prática no âmbito da escola pública, levantando, portanto: a) a necessidade de se repensar a maneira como é desenvolvido o processo de capacitação de profissionais do ensino neste âmbito e; b) a necessidade de caminharmos para uma ação pedagógica mais reflexiva e menos presa a dogmas pré estabelecidos.


Palavras-chave: Linguistica aplicada , Alfabetização , Ensino de primeiro grau

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.