Resumo

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APRENDER PORTUGUES-LINGUA ESTRANGEIRA EM AMBIENTE DE...

LILIANA STERNFELD

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística Aplicada - 1996

Nro. chamada: T/UNICAMP - St45a


Resumo:
Esta pesquisa investiga o processo envolvido na elaboração, implementação e avaliação de um material de ensino de português-segunda língua, em um ambiente de estudos sobre o Brasil, mais epecificamente sua formação histórico-cultural. Objetivamos produzir um material que trouxesse informações sobre o Brasil e gerasse para os participantes do processo de sala de aula uma experiência intercultural e de língua em uso, fundamentada teoricamente em abordagens comunicativas. Esta proposta partiu de um estudo -- incluído neste trabalho --, que havíamos realizado anteriormente em cinco livros didáticos de português para estrangeiros publicados pelo mercado editorial, em que detectamos a predominância de um ensino que privilegia o aspecto formal em detrimento à língua em uso em sala de aula. A pesquisa é de cunho etnográfico e realizou-se com a intervenção do material construído para um grupo de treze alunos estrangeiros de dez nacionalidades aplicado em um curso intensivo de trinta horas. Materiais didáticos já foram vistos como recurso limitado no ensino de uma língua estrangeira em pesquisas anteriores, e os resultados desse estudo, por meio de um processo interpretativo ancorado nos instrumentos de coleta, mostram de que forma o insumo do professor e o insumo dos alunos são complementares e podem ser considerados "materiais". Concebemos, portanto, para uma vertente de abordagem comunicativa, materiais queonsideramos de apoio ou suporte para o professor, ou seja, materiais "fonte", nãoconsiderados auto-suficientes para o ensino/aprendizagem de uma língua, mas, sim, dependentes dos insumos do professor e" dos alunos como complementos necessários para mover a "engrenagem de interação comunicativa" o objetivo final desta pesquisa foi verificar a viabilidade de se pensar o ensino de português-segunda língua num ambiente de estudos sobre o Brasil, além de procurar incentivar professores a enveredar por semelhantes estradas de criação, aproveitando sua própria vivência, interesse e conhecimento para a construção de materiais de ensino


Palavras-chave: Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros , Material didatico

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