CARTAS ENTRE OS JARAWARA:UM ESTUDO DA APROPRIACAO DA ESCRITA

Orientador(a): Tânia Maria Alkmin

Mestrado em Linguística - 1996

Nro. chamada: T/UNICAMP - V552c

A presente dissertação relata a experiência do povo Jarawara com a escrita. Embora sendo uma sociedade de tradição oral, os Jarawara, com uma população de 153 pessoas que vivem na região do médio Purus, Amazonas, solicitaram a escrita e, em apenas quatro anos (1989 a 1992) alcançaram completo domínio sobre ela. Inicialmente os Jarawara assumiram o controle do processo de escolarização adaptando-o à espontaneidade própria de sua cultura. Em seguida mudaram a função da escrita através da substituição do livro didático Jarawara, pessoal e em constante elaboração. Além disso, criaram a CARTA JARAWARA, tendo como principal característica o fato de ser escrita para uma pessoa em particular mas lida por todos. O mais surpreendente na experiência Jarawara com a escrita é a rapidez com que o povo assumiu o controle do novo conhecimento: tendo recebido a escrita em 1989, apenas quatro anos depois, em 1992, a escola e a escrita Jarawara já eram realidade. A experiência Jarawara demonstra, portanto, que as pessoas podem agir sobre a escrita, transformando-a e lhe dando a forma desejada.

Palavras-chave: Indios da America do Sul - Brasil - Lingua; Antropolinguistica; Escrita