Resumo

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CRIANCA NAO OUVINTE E A AQUISICAO DA ESCRITA, A

ZILDA MARIA GESUELI

Orientador(a): Maria Laura Trindade Mayrink Sabinson

Mestrado em Linguística - 1988

Nro. chamada: T/UNICAMP - G335c


Resumo:
Este trabalho tem como objetivo observar, descrever e refletir sobre o processo de alfabetização de crianças não ouvintes, cuja fala não estava desenvolvida, contrariando assim as expectativas do oralismo de que é necessário "oralizar" a criança antes de colocá-la em contato com a escrita. Faço um acompanhamento longitudinal de sete sujeitos, com perda auditiva profunda (média 90dB), inicialmente com 5-6 anos de idade, por um período de dois anos e meio. Mantive um diário das atividades de leitura-escrita, com as respectivas observações sobre cada criança. O trabalho mostra que a criança não ouvinte, mesmo quando ainda não "oralizada", é capaz de pensar sobre a escrita, levantando hipósteses muitas vezes semelhantes àquelas observadas em crianças ouvintes. Os sujeitos desta pesquisa mostram-se capazes de lidar com a escrita, produzindo e interpretando textos. O trabalho sugere, também, que, através da escrita, o não ouvinte pode chegar a fala. Os fatos observados apontam para a necessidade de se repensar o trabalho com não ouvintes, respeitando-se suas diferenças e recusando-se uma rotulação de "deficiência" e "incapacidade"


Palavras-chave: Crianças surdas , Alfabetização , Classes especiais (Educação)

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