COESAO E COERENCIA EM NARRATIVAS ESCOLARES ESCRITAS

Orientador(a): Charlotte Marie Chambelland Galves

Mestrado em Linguística - 1984

Nro. chamada: T/UNICAMP - B297c

Através, principalmente, dos conceitos de coesão e coerência, conceitos que tratam da organização textual, analisamos narrativas escolares escritas de alunos da 2ª série do 2º grau. Preocupamo-nos com questões ligadas ao estabelecimento de um modelo de organização e funcionamento do texto narrativo e com questões ligadas à inserção do texto numa situação de comunicação. Verificamos que não é possível ensinar a compreensão e produção de textos sem levar em conta dados relativos a esses dois pontos. Procuramos ainda mostrar como o ensino da narrativa tem sido tratado pelos livros didáticos e apresentamos alguns trabalhos que conizem com os resultados de nossos estudos.

Palavras-chave: Cohesão (Linguistica) - Teses; Analise do discurso narrativo - Teses