Resumo

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ASPECTOS DA GRAMATICA PORTUGUESA AOS DOIS ANOS DE IDADE

MARIA CECILIA PERRONI SIMOES

Orientador(a): Caroline Stoel Gammon

Mestrado em Linguística - 1976

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si51a


Resumo:
Este é um estudo longitudinal do desenvolvimento da linguagem em uma criança adquirindo o português brasileiro como língua materna no período dos dois anos e oito meses de idade. Esta fase especifica do desenvolvimento abrange a época em que começa a surgir na fala da criança diversos morfemas gramaticais como flexões nominais e verbais. Os dados utilizados na investigação constam de quinze sessões somando onze horas de gravação. O método utilizado para a coleta é o naturalismo: foram gravadas conversações espontâneas entre a criança e os pais em situações cotidianas. Uma descrição das classes morfológicas da criança é apresentada e uma análise mais detalhada do sistema verbal tem como objetivo principal a formulação das estratégias subjacentes à aquisição das flexões de primeira pessoa singular. Essas estratégias são propostas como necessárias à aquisição A presente investigação visa uma tentativa de evidenciar, por processos sintáticos e semânticos, que o verbo existir tradicionalmente classificado como um único verbo, intransitivo e pessoal - deveria ser descrito como sendo dois verbos distintos. Para mostrar que isto é um fato, descrevemos no capítulo I sentenças em que ambos ocorrem. Daí abstraímos duas entradas lexicais distintas para cada um dos existir, examinando tal hipótese à luz de sentenças em que ocorre a partícula exclusiva só. No capítulo II damos fundamentos semânticos, segundo a teoria de Katz (1964), sobre sentenças analíticas, sintéticas ou contraditórios. Examina-se neste capítulo que os verbos existir do português se opõem lexicalmente, e para comprovar tal fato, tomam-se sentenças complexas em que ambos acorrem - um numa sentença afirmativa e o outro numa sentença negativa, aparentemente contraditória àquela - e se comprova, com olhos vistosos em suas diferentes entradas lexicais, que tais sentenças não são contraditórias entre si. Este trabalho foi feito concentrando-se sobre a língua portuguesa e, provavelmente, se poderia generalizar a outras línguas naturais

Palavras-chave: Crianças - Linguagem; Gramatica portuguesa - Gramatica

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