EXPRESSAO DA FUTURIDADE NA LINGUA FALADA, A

Orientador(a): Ingedore Grunfeld Villaça Koch

Doutorado em Linguística - 1997

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si38e

Procedendo a um estudo textual e discursivo do verbo, demonstramos como as formas que expressam futuridade (formas sintéticas: I-rel-I-ra/ e l-ria/, perifrásticas: principalmente ir+infinitivo e o presente futuro) se realizam na construção do texto falado no português brasileiro, verificando seus valores temporais, modais e aspectuais como também o seu contexto de ocorrência. Apesar das marcas, a força e a produtividade do tempo verbal futuro estão nas diversas formas de que a língua portuguesa se utiliza para expressá-Io. Enquanto a forma sintética ocorre em contextos discursivos formais e injuntivos, a forma perifrástica e o presente-futuro são irrestritamente mais usadas na fala informal espontânea. Nesse contexto, ir + infinitivo é mais freqüente, superando I-rel-I-ra/, que está em declínio. O que as distingue, fundamentalmente, é a noção aspectual prospectiva de relevância do presente implícita na forma perifrástica. Respeitadas as diferenças, estabelecidas, na maioria das vezes, pelo discurso, a forma ir+ infinitivo é tão temporal/modal quanto a sintética, o que define o seu status no sistema verbal do português. Nessa mesma esteira, diantç da irrelevância da flexão temporal do presente-futuro, constatamos que a expressão temporal futura não se dá apenas pelo acréscimo de morfemas típicos a um radical mas que outros fatores lingüísticos (sintático-semânticos) se combinam para a sua realização. O desencadeamento do caráter prospectivo da forma presente do indicativo em contextos futuros, enfatizando a relevância do presente do falante, ocorre a partir da interação entre o radical verbal, conforme sua natureza semântica, a flexão, segundo a situação discursiva, e o marcador temporal.

Palavras-chave: Analise do discurso , Comunicação oral , Linguistica , Lingua portuguesa - Tempo verbal