Resumo

Versão para impressão
SOMBRA DO CAOS: ENSINO DE LINGUA X TRADICAO GRAMATICAL, A

LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO

Orientador(a): João Wanderley Geraldi

Doutorado em Linguística - 1997

Nro. chamada: T/UNICAMP - B778s


Resumo:
Este trabalho busca responder, a partir da análise das representações de língua, de norma e de reflexão lingüística que informam a prática escolar, à seguinte pergunta: que conhecimentos lingüísticos são interessantes para o sujeito no mundo de hoje e de que modo ele os adquire? No percurso da análise, examinam-se o modo como, na tradição ocidental, se constituíram: o conceito de norma e de língua a partir de sua relação com a escrita; os conceitos predominantes de gramática na escola e na sociedade; a articulação entre o paradigma de correção e as representações de norma culta, bem como entre os recortes científicos e o estabelecimento da norma; a relação entre conhecimento de gramática e domínio de uma metalinguagem (ou, mais especificamente, da metalinguagem da gramática tradicional); e, finalmente, o papel de três formadores de opinião (a mídia, o vestibular e o livro didático) na sustentação de concepção de língua e do conceito de correção predominantes. A partir daí, considerando o panorama das críticas ao ensino tradicional de língua, analisam-se as duas grandes tendências que se constituíram na tentativa de responder as novas demandas: a daqueles que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática tradicional, propõem a construção de uma nova gramática, que incorpore os avanços da ciência lingüística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical; e a daqueles que, desvinculando a questão do ensino de língua do ensino, de gramática, defendem uma mudança de eixo das práticas pedagógicas, em que o que passa a interessar é o desenvolvimento com o aluno da reflexão e da análise lingüística, por um lado, e da apresentação de procedimentos do uso adequado da língua, por outro. Dois teses resultam desta análise: a de que o ensino de língua, inclusive no que diz respeito á reflexão metalingüística e aos conhecimentos da língua enquanto fenômeno, não se confunde com a apresentação formal de uma teoria gramatical nem se limita ao nível da frase; e a de que, considerando equivocada e ideológica a associação entre norma culta e escrita e a inexistência de uma modalidade superior unificadora das variedades faladas do português, não faz sentido insistir que o objetivo da escola é ensinar o chamado português padrão. O papel da escola deve ser o de garantir ao aluno o acesso à escrita e aos discursos que se organizam a partir dela


Palavras-chave: Lingua portuguesa - Gramatica , Escolas , Ensino , Alunos , Tradição oral

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.