Resumo

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SOM E ACAO NA NARRACAO DE FUTEBOL DO BRASIL

ZALDO ANTONIO BARBOSA ROCHA FILHO

Orientador(a): Eleonora Cavalcante Albano

Doutorado em Linguística - 1997

Nro. chamada: T/UNICAMP - R582s


Resumo:
Este trabalho tem como objetivo caracterizar a locução de futebol como uma narrativa oral do gênero épico, revelada a partir de um duplo sincronismo entre a performance do locutor, isto é, entre a criação e a interpretação de um texto, diante de um determinado público, e a ocorrência simultânea da ação a ser narrada, ou seja, do jogo propriamente dito. Num primeiro passo, ainda introdutório, procuro tecer algumas considerações preliminares acerca do universo futebolístico, da sua literatura, sua história e seu vocabulário; sua relação com o rádio, a TV e os profissionais da narração esportiva. Num segundo passo, apresento os materiais e método, definindo os critérios de escolha dos narradores e das emissoras, a posição do ouvinte, do telespectador e do pesquisador, e os recursos utilizados para a análise empírica. Por fim, trato da fundamentação teórica dos temas abordados, através de exemplos, cuidando sempre de observar a relação entre <> discurso do narrador e a ocorrência simultânea da ação a ser narrada. Desse modo, é possível investigar os vários processos que compõem a narrativa oral futebolística, chegando a algumas conclusões importantes, tais como: (a) de um sentido inerente ao som das palavras, que escapa à letra redigida, e de uma prosódia própria que apóia e amplia os horizontes de uma sintaxe que, embora rica em recursos pouco usuais na língua portuguesa, sempre se subordina aos parâmetros sonoros de uma fala que acompanha a cena do jogo; (b) da permeabilidade de um gênero indiscutivelmente épico por um traço caracteristicamente dramático, quando o locutor afasta-se da posição neutra de um narrador épico para dialogar com a platéia e com os contendores em campo, numa relação imaginária, mas possível, do' ponto de vista do espetáculo; (c) da relação metafórica entre o conceito do jogo e o conceito da guerra, presentes no universo do futebol, compactuados por uma comunidade que, através de uma intersubjetividade, identifica-se com os valores associados a tais conceitos, gerando laços afins entre os termos que se referem a um mundo viril e aguerrido e os níveis de emoção regidos por movimentos de tensão e relaxamento, velocidade e inércia, força e sutileza, no campo e na voz do locutor; (d) e por fim, da observação de dois padrões narrativos distintos, embora interdependentes: um, mais abrangente e geral, característico de toda a coletividade, representante do modelo que defme as narrações futebolísticas, principalmente no rádio; e outro, mais específico e individual, que caracteriza um determinado locutor, dando-lhe um perfil adequado, um caráter próprio, um estilo único. Como indivíduo, esse narrador, às vezes, deixa transparecer no seu discurso uma parcialidade indisfarçável, delatando a sua torcida, o time da sua preferência, moldando a narrativa de acordo com a sua paixão, além de moldar o som da sua voz à ação em campo.


Palavras-chave: Analise do discurso narrativo , Futebol , Lingua portuguesa - Estilo

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