Resumo

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SER PROFESSOR SENDO INDIO: QUESTOES DE LINGUA(GEM) E...

TEREZINHA DE JESUS MACHADO MAHER

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Doutorado em Linguística - 1996

Nro. chamada: T/UNICAMP - M277s


Resumo:
O objetivo desta tese é descrever e discutir os modos pelos quais as práticas discursivas dos participantes índios de um projeto de educação indígena na Amazônia Ocidental refletem processos de (re)definição do que é ser, hoje, um professor-índio, tendo em vista o momento sócio-histórico. As práticas discursivas eleitas como recorte para esta reflexão são aquelas que dizem respeito à identidade lingüística destes professores, ou seja, às interpretações culturais de suas relações com as línguas que compõem seu repertório verbal (cf. Rampton, 1995). Uma vez que os sujeitos desta pesquisa estão imersos em conflito diglóssico, tal conflito é considerado pano de fundo para a análise de seus processos identificatórios (cf. Boyer, 1985). Coletados etnograficamente, os dados analisados recebem tratamento qualitativo. O corpus investigado é composto de entrevistas, aulas e atividades extracurriculares gravadas em áudio e vídeo durante cinco cursos de formação pedagógica de que os professores-índios em pauta participaram. Documentos escritos e gravações realizadas em uma aldeia indígena constituem dados secundários de investigação. A observação participante informa o exame dos depoimentos concedidos e a microanálise de interações espontâneas (cf. Erickson, 1992). Discursos referentes a esforços de preservação e recuperação de línguas indígenas, em suas modalidades orais e escritas, s.ãodiscutidos por se mostrarem fatores determinantes nos processos de (re)construção de facetas da identidade dos professores-índios observados. A emergência de um Português Índio utilizado pelos sujeitos de pesquisa para marcar etnicidade, bem como a utilização da língua dominante para o estabelecimento de uma identidade indígenapan-étnica são, também, focos de reflexão. A expectativa é de que os resultados desta pesquisa possam provocar e subsidiar reflexões acerca dos processos de formação pedagógica de professores-índios no país

Palavras-chave: Linguagem , Identidade , Bilinguismo , Educação intercultural

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