POESIA NA ESCOLA: PRESENCA/AUSENCIA

Orientador(a): João Wanderley Geraldi

Mestrado em Linguística - 1996

Nro. chamada: T/UNICAMP - P241p

Estuda-se a presença/ausência do gênero poético na escola tomando-se como corpora livros didáticos do período de 1950 a 1990, falas de professores já aposentados e professores em exercício sobre a leitura de poesias na escola e relatórios de estágios de alunos do curso de letras da Universidade Federal de Rondônia, verificando nestes relatórios se o gênero foi tematizado. O estudo revela que na memória de professores e em livros didáticos, o gênero poético tinha forte presença no passado, e a análise mais específica revela que as poesias restringiam-se tematicamente ao ufanismo e às lições de mora. Nas décadas de 60 e 70 há um quase desaparecimento do gênero nos livros didáticos, retomando a obras editadas nas décadas de 80 e 90. Os dados mostram que o gênero tem sido, na prática, sonegado aos alunos, havendo atualmente uma tendência a sua focalização a livros didáticos e nas falas de professores.

Palavras-chave: Poesia escolar , Livros didaticos , Analise do discurso , Professores