Resumo

Versão para impressão
TENHA SUCESSO NO NOSSO NEGOCIO, FIQUE RICO E SEJA FELIZ:...

ANNA FLORA BRUNELLI

Orientador(a): Sírio Possenti

Mestrado em Linguística - 1996

Nro. chamada: T/UNICAMP - B835t


Resumo:
Este trabalho, adotando os principios da análise do discurso francesa, analisa o conjunto de enunciados que compõem o discurso persuasivo de uma e empresa de vendas em rede que está atuando no Brasil nos ultimos anos. Para tanto, exploram-se alguns dos topicos previstos pela analise do discurso - sujeito da enunciação, destinatário, interdiscurso e ethos discursivo - ao mesmo tempo em que são feitas reflexões a respeito destes tópicos. Verifica-se que o discurso da empresa é, por um lado, autoritário, pois procura abafar o dialogismo, principio constitutivo da discursividade. Além disso, o discurso apresenta as caracteristicas de uma doutrina (segundo denominação de Foucault, 1970), pois procura levar seus adeptos a adotarem um modelo de enunciação que autoriza certos enunciados e proibe outros, e que permite diferenciar o conjunto de seus adeptos como um grupo particular


Palavras-chave: Analise do discurso , Linguistica

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.