Resumo

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CLICHES EM REDACOES DO VESTIBULAR: ESTRATEGIA DISCURSIVA

NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL

Orientador(a): Sírio Possenti

Mestrado em Linguística - 1996

Nro. chamada: T/UNICAMP - Am13c


Resumo:
O presente trabalho tem como corpus as Redações do Vestibular/92, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. A análise principal recai sobre um corpus específico: as redações que optaram pelo tema "A violência deve ser combatida com violência?, por encontrar nelas número significativo do objeto de estudo: clichês em redações do vestibular. O uso dos clichês é abordado tendo como referência a corrente francesa da Análise do Discurso, através do estudo das Condições de Produção e do jogo de imagens de Pêcheux (1969) e da teoria da heterogeneidade que institui a existência da polifonia como marca característica dos discursos a partir de Faucault, Bakhtin e Lacan. O objetivo maior da pesquisa é encontrar causas que expliquem a opção feita pelo vestibulando e justificar o uso do 'já dito' como estratégia discursiva. Apoiada nos conceitos de Bakhtin (1929) sobre as categorias da ideologia do cotidiano, nos estudos de Maingueneau (1987) sobre a heterogeneidade mostrada, nos trabalhos de Jolles (1930), Reboul (1975) e Schneider (1990) sobre as formas simples e o uso dos lugares comuns, foi possível concluir que o uso de clichês deve-se a estratégias utilizadas pelo vestibulando de acordo com as imagens (veiculadas pela escola) que ele faz de seu interlocutor e do texto em si enquanto instrumento discursivo numa instância específica. Ao se apropriar do discurso do Outro, como instrumento de argumentação, o sujeito não deixa de garantir sua individualidade. O fato de recorrer a um discurso de autoridade, além de tomar seu próprio discurso irrefutável, demonstra sua não passividade. As contribuições deste estudo visam sobretudo a sugestões de alteração no ensino de primeiro e segundo graus, especialmente aos professores de Língua Portuguesa e às propostas de temas para o Vestibular, explicitando critérios que façam do vestibulando um sujeito ativo e estimule a produção de textos polifônicos

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