Resumo

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TIPOLOGIAS TEXTUAIS: UM ESTUDO, EM ESCOLA DE 1. GRAU...

CECILIA VAZ PUPO DE MELLO

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Mestrado em Linguística Aplicada - 1996

Nro. chamada: T/UNICAMP - M489t


Resumo:
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa sobre a aquisição de novas tipologias textuais, pelo aluno de escola pública de 10 grau (53 a 83 série), dentro do campo dos problemas de ensino/aprendizagem de língua materna e as implicações dessa aquisição de tipologias na manutenção/alteração do papel social tanto do professor como de seus alunos. Este trabalho é constituído por um estudo longitudinal (de 53 à 83 série) da aquisição do texto narrativo, e pontual da aquisição do texto dissertativo em sua fase inicial (73 série para o texto dissertativo expositivo e 83 série, para o texto dissertativo argumentativo); no estudo, procura-se identificar as condições necessárias para a produção do texto dissertativo; a partir da participação em diálogos sobre temas de maior abrangência que aqueles comuns no cotidiano do aluno. Procurando constatar o conhecimento encicplopédico do aluno, procedeu-se à identificação do tipo de informações, dentre as muitas disponiveis nos textos estudados em sala de aula, que foram incorporadas a seu texto dissertativo, e o modo como se deu esta incorporação. A intenção dessa análise é verificar a possibilidade de interferência desse trabalho desenvolvido na escola na manutenção/alteração do já construído na consciência sociaVindividual do aluno. As produções de texto oriundas de atividades desenvolvidas na escola, orientadas por uma concepção de linguagem como forma de interação (concepção sócio-interacionista de linguagem) constituem a parte mais significativa do "corpus"desta pesquisa

Palavras-chave: Aquisição de linguagem , Interação social , Tipologia (Linguistica)

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