REACOES DO PROFESSOR AS INTERVENCOES DOS ALUNOS EM UM ENSINO

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Mestrado em Linguística Aplicada - 1995

Nro. chamada: T/UNICAMP - T458r

Este trabalho se propõe a analisar uma proposta de ensino interdisciplinar, considerando as reações do professor às intervenções dos alunos durante as aulas, com o objetivo de contribuir para a discussão do desenvolvimento e atualização do professor de língua estrangeira (LE). A análise panorâmica apontou as características e a estruturação das aulas de LE interdisciplinares, como também evidenciou as aulas de revisão como as mais participativas. A análise dos dados indicou ainda uma regularidade nas ações dos alunos, categorizadas em sete tipos de intervenções. A partir dessa categorização foi apresentada a reação do professor a essas intervenções através da análise da interação numa aula selecionada. A pesquisa é de cunho etnográfico tendo como fonte de dados registros em audio e vídeo, notas de campo, memos retrospectivos e questionários. O referencial teórico traz reflexões e contribuições da Sociolíngüística interacional (Gumperz, 1982, 1986) e da Etnografia educacional (Erickson, 1986, 1992)

Palavras-chave: Interação social , Etnologia