Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar o processo de construção da intertextualidade na produção textual de alfabetizandos adolescentes e adultos de uma escola pública municipal. A base empírica dessa investigação foi constituída por dados coletados durante uma intervenção pedagógica do pesquisador/alfabetizador em aulas de língua materna, dos três níveis do supletivo de 10 grau. As principais referências teóricas para a análise desses dados nos foram fornecidas pelos estudos sobre o Letramento e pelos estudos sobre a intertextualidade, na perspectiva da Lingüística Textual. Os resultados da análise. revelaram que o processo de construção e a manifestação das relações intertextuais na leitura e na produção textual dos alfabetizandos não está dissociado do processo de (re)formulação dos seus conceitos de texto, de leitura e de produção textual. As relações intertextuais verificadas nas produções textuais dos alfabetizandos são, em sua maioria, do tipo estrito, subgrupo das manifestações implícitas (KOCH, 1991b) e remetem principalmente aos meios de comunicação de massa, notadamente o rádio e a TV. Nessas produções, esse tipo de manifestação intertextual tem, além de implicações diretas sobre o conteúdo dos textos, implicações a nível do volume de escrita e da assimilação das convenções gráficas da escrita