Resumo

Versão para impressão
NARRANDO POR ESCRITO

PASCOALINA BAILON DE OLIVEIRA

Orientador(a): Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro

Mestrado em Linguística - 1995

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4n


Resumo:
Esta dissertação consiste em um estudo da aquisição de narrativas escritas de crianças de 7 a 10 anos, oriundas de escolas públicas, a partir de uma perspectiva sócio-interacionista. Após uma breve introdução, o segundo capítulo é dedicado à discussão de alguns trabalhos envolvidos direta ou indiretamente com a aquisição da narrativa (Labov & Waletsky (1967), Hickman (1988) , Bamberg & Marchman (1989) , Heath (1983) e Perroni (1983/1992), bem como à definição das bases teóricas sob as quais procuro conduzir a análise dos. dados, tomando, na Análise do Discurso, Pêcheux (1990) e, na Aquisição de Linguagem, De Lemos (1992b) e P. de Castro (1985/92, 1993/95), entre outros. Também neste capítulo é aberta a discussão em torno da noção de representação vs. autonomia no que se refere a pares antagônicos como pensamento/linguagem, escrita/oralidade e narrativa/experiência vivida. o terceiro capítulo tem na análise de dados o seu objeto. Muitos deles deixam entrever justamente um sujeito sobre o efeito da língua e do discurso, dependente de pontos discursivamente estabilizados e, ao mesmo tempo, das relações que são abertas pelos significantes, relações essas que constantemente colocam o sujeito em novas redes em que se estabelecem novas significações. E, finalmente, algumas páginas que desempenham o papel formal de conclusão, tomadas como pretexto para um apanhado geral dos principais aspectos enfocados nesta dissertação


Palavras-chave: Aquisição de linguagem , Narrativa (Retorica), Analise do discurso

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.