Resumo

Versão para impressão
DISCURSO POLITICO EM REDACOES DE PROFESSORES: EXERCICIOS...O

MARIO CANDIDO DE ATHAYDE JUNIOR

Orientador(a): Sírio Possenti

Mestrado em Linguística - 1995

Nro. chamada: T/UNICAMP - At38d


Resumo:
O presente trabalho consta da análise de 142 redações de professores e candidatos ao cargo de professor do ensino fundamental, produzidas em situação de concurso público, sob o tema "Voto: sinônimo de democracia?". O discurso político dos professores é abordado tendo como referência os conceitos e procedimentos de análise da chamada corrente francesa da Análise do Discurso. Inicialmente, sugere-se que a existência de características comuns aos textos produzidos em situação de concurso e àqueles produzidos no ambiente escolar permitem caracterizar um gênero textual, no sentido bakthiniano: o da redação escolar. A fim de mapear o que dizem/escrevem os professores, são destacados 633 enunciados retirados das redações. Por processos de parafrasagem discursiva, estes enunciados .são progressivamente reduzidos a 25, a 15 e, finalmente, a 6 enunciados elementares. Desta forma, o conceito de paráfrase discursiva é explorado no que apresenta de produtivo para a recuperação de um "outro discurso" como o "mesmo", o "repetido" - Após esta organização prévia do corpus, são analisadas algumas redações inteiras, como forma de caracterizar como o discurso político aparece nos textos produzidos. Ao abordar-se o dialogismo interdiscursivo presente nos textos analisa dos, é destacada a possibilidade de, em termos discursivos, a paráfrase funcionar não só como recuperação de um "já-dito", mas também como condição e pré-requisito para o surgimento do novo. As principais contribuições da presente reflexão residem, por um lado, na recomendação de alterações em propostas de redação em concursos, a fim de motivarem a elaboração de textos polifônicos, que contemplem pontos de vista diversos sobre o tema proposto e, por outro lado, no apontamento da necessidade de se reconsiderar o conceito de heterogeneidade no campo da Análise do Discurso, levando-se em consideração a dupla possibilidade que a paráfrase discursiva mostrou apresentar

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.