Resumo

Versão para impressão
ERRO DE PESSOA: LEVANTAMENTO DE QUESTOES SOBRE O...

GLORIA MARIA MONTEIRO DE CARVALHO

Orientador(a): Claudia Thereza Guimaraes Lemos

Doutorado em Linguística - 1995

Nro. chamada: T/UNICAMP - C253e


Resumo:
Propõe-se, neste trabalho, colocar em questão a naturalidade com que o erro tem sido tratado 'em Aquisição da Linguagem. Não se poderia contudo chegar a tal proposta sem um confronto com a questão de um saber atribuído ao sujeito cujo fundamento, segundo Pêcheux, se localiza na noção idealista pela qual a subjetividade é concebida como ponto de partida. Nessa posição clássica, o erro tem sido considerado como "falha" num saber prévio e esta, por sua vez, remete a questões mais amplas como à verdade e incompletude lógicas e, ainda, à dicotomia possível vs impossível linguístico. Na teoria Chomskiana, o possível ocupa um lugar central colocando-se como o eixo em tomo do qual se constituiu o saber totalizante da Gramática Gerativa. Foi em relação' a esse todo que teve lugar a discussão de posições teóricas em Aquisição da linguagem. Essa discussão retomou a questão da incompletude a qual é redefinida por Milner, no âmbito da linguística, em termos de um incessante retomo do equívoco sobre o todo da língua, desfazendo seus estratos, como acontece com o pronome eu que desfaz a divisão entre menção e uso, entre som e sentido. Na perspectiva aqui adotada, o erro é focalizado a partir da noção de "efeito de estranhamento" ou "efeito de enigma" provocado pela fala da criança, noção que é proposta por Teresa Lemos. A análise de alguns desses efeitos, percorrendo o caminho do significante, segundo a concepção de Cláudia Lemos, aponta para relações entre a "produção estranha" - "cadeia manifesta" - e "cadeias latentes" pertencentes a outros discursos, sendo levantadas, em tal percurso, questões que suspendem a univocidade de sentido atribuída à produção da criança pelo adulto (mãe ou investigador). Este estudo aponta, então, para a abordagem do erro em termos de um impasse o qual se localiza, inevitavelmente, no cruzamento entre saber e falta e que pode ser formulado nos seguintes termos: se de um lado, o não saber - isto, é o equívoco que se faz presente na fala da criança - somente pode ser apreendido por seus efeitos num saber, de outro lado é o próprio equívoco que suspende este saber


Palavras-chave: Aquisição de linguagem , Conscientização da linguagem , Crianças - Linguagem

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.