Resumo

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DISCURSO DE VULGARIZACAO DA LINGUISTICA NO APARELHO ESCOLAR

CASSIA REGINA COUTINHO SOSSOLOTE

Orientador(a): Ingedore Grunfeld Villaça Koch

Mestrado em Linguística - 1994

Nro. chamada: T/UNICAMP - So74d


Resumo:
Quando se trata de entender o ensino de língua portuguesa no interior do aparelho escolar, a tendência tem sido observar os processos de interação professor-a1uno, tanto quanto os conteúdos e as metodologias que vêm sendo adotados no ensino de língua materna. Muitos trabalhos, no entanto, vão além do diagnóstico, propondo soluções que apontam, de maneira inequívoca, para a relevância das teorias lingüísticas no ensino de língua materna. Dito de outro modo, os estudos sobre a aquisição da escrita vislumbram, na lingüística, a possibilidade de mudanças. O professor de 12 e de 22 grau teria, assim, a injunção de buscar, em outras fontes, referências teóricas que o afastassem progressivamente da Gramática Normativa. O objetivo do presente trabalho se aproxima dos trabalhos de Lingüística aplicada, à medida que visa refletir sobre as condições de produção de um discurso pedagógico que levasse as últimas conseqüências a dimensão política do ensino, dimensão que lhe é constitutiva. Evidentemente sem alimentar a ilusão de que a transformação de suas condições de produção dar-se-ia de forma imediata, já que os processo~ sociais não têm a sua origem no sujeito: professores e alunos da rede oficial de ensino. No entanto e em virtude do fato de a Análise do Discurso de tradição francesa influenciar esta reflexão, tornou-se possível observar que o fazer discursivo do professor não se restringe às práticas pedagógicas. No jogo de papéis institucionais que envolvem a interação com os alunos, com os pais, com os pares e com a própria Secretaria de Educação, Poder-se-ia encontrar outras respostas para os impasses no ensino de língua portuguesa. Foi assim que se tomou como ponto de partida dessa pesquisa o discurso do professor em relação à Secretaria de Educação e particularmente, o discurso do professor sobre os documentos oficiais que visam instruir a sua prática pedagógica. Em face dos efeitos de sentido que vêm sendo produzidos pelos discursos publicados pela Secretaria de Educação, parti e para a análise de um conjunto textual, privilegiando-se a análise e a interpretação dos lugares enunciativos nos quais o sujeito desse discurso vem a inscrever-se. Caracterizar o funcionamento discursivo do Projeto lpê, produzido com a intenção de oferecer subsídios para a implementação das novas propostas curriculares de língua portuguesa para o 12 e para o 22 grau, datadas de 1984 e 1990, respectivamente, constitui o objetivo do presente trabalho que, no limite, propõe-.e a explicitar outros fenômenos que interferem nas práticas pedagógicas, ligadas aos lugares enunciativos que dominam a produção dos discursos fundadores da nova política educacional que a Secretaria de Educação vem tentando implementar


Palavras-chave: Lingua portuguesa - Estudo e ensino , Analise do discurso , Lingua portuguesa - Curriculos , Linguistica

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