Resumo

Versão para impressão
PAPEL DO ADULTO NO PROCESSO DA CONSTITUICAO DA LINGUAGEM..,O

LUCIANE MANERA MAGALHAES

Orientador(a): Maria Laura Trindade Mayrink Sabinson

Mestrado em Linguística - 1994

Nro. chamada: T/UNICAMP - M362p


Resumo:
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa longitudinal- observacional acerca da constitui~ão da linguagem escrita por' sete crianc:as alfabetizandas de uma 1.série do 1° Grau. de uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Campinas - SP. durante o 1° semestre letivo do ano de 1992. A referida pesquisa teve como obietivos de investigação observar. analisar e refletir sobre o papel do adulto. enquanto OUTRO. no processo de constituic:ão da linguagem escrita por estas crianças. Observou-se Que o adulto Que interage com a crianc:a. não apenas afeta o processo de constituic:ão do conhecimento pela criança. como também é afetado/modificado pela própria ação linguisitica e não-linguística da criança. Constatou-se. ainda. Que não é apenas o adulto. fisicamente presente em sala de aula Que vai-se constituir em um OUTRO para a crianea real. mas os outros suieitos Que com ela intera~em vão-se constituir no OUTRO Que com ela dialoga na constituição de conhecimentos sobre a linguagem escrita. Finalmente. destaca-se a necessidade real de se considerar a singularidade presente no processo de constituição da linguagem escrita pela criança. uma vez Que na prática pedagógica o professor depara-se com o su,ieito singular Que as teorias de aprendizagem. que postulam protótipos. não explicam


Palavras-chave: Crianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau), Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau), Crianças e adultos, Aquisição de linguagem - Escrita

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.