Resumo: O objeto de estudo desta dissertação é a organização do texto escrito por alunos de 5a e 6a séries do 1 Q grau. Partindo da hipótese de que o título sugerido pelo professor pode levar à produção de determinado gênero textual, e de que a organização textual pode apresentar dificuldades relacionadas à questão de coesão e coerência textuais, coletou-se um corpus composto de 156 (cento e cinqüenta e seis) textos produzidos por alunos de 5a e 6a séries, na faixa etária entre 11 e 13 anos, estudantes de uma escola estadual da cidade 'de Rondonópolis!MT. Esse corpus está subdividido em 54 (cinqüenta e quatro) narrações, 50 (cinqüenta) descrições e 52 (cinqüenta e duas) dissertações, todas produzidas a partir da escolha entre dois títulos sugeridos para a produção de cada um dos gêneros textuais esperados pela pesquisadora. Os resultados relativos aos mecanismos de organização textual, bem como os recursos próprios da oralidade e os problemas de coesão e coerência textuais são analisados com base nos princípios da Lingüística Textual. Além disso, a Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1986), é também explorada na avaliação da coerência dos textos obtidos
Palavras-chave: Coesão (Linguistica), Textos infantis, Lingua portuguesa - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau), Redação - Estudo e ensino (Primeiro grau)