NOVA FACE DA NAU DOS INSENSATOS, UMA

Orientador(a): Eleonora Cavalcante Albano

Doutorado em Linguística - 1993

Nro. chamada: T/UNICAMP - L579n

O presente trabalho traz análises quantiiativas e qualitativas do traço vozeado de crianças com "Distúrbio Articulatorioo" em acompanhamento fonoaudiologico. As análises acústicas feitas a partir de espectografia digital - Kay Elemetrics DSP SoIJa..Gra{il tvfOOe15500 - acrescentam novas e importantes informações sobre o tema. Inicialmente traça-se o perfil das crianças portadoras da dificuldade em produzir consoantes obstruintes vozeadas., acrescentando-se a esses dados o parecer dos profissionais da área (Capitulo 1). Retrata-se em seguida a ótica da Fonoaudiologia - "Distúrbio Articulatório" - da Linguistica Clinica - "Desvio Fonológioo Evolutivo" - e da NemoIogia - " Apraxia MOtora Oral" (Capitulos 14 rn e IV). Nos Capitulos V a XII são tratadas as questões relativas ao aparelho fonador humano, à audição centrais à resenha. da literatura linguisticas à produção normal e alterada de consoantes obstruintes vozeadas., à metodologia empregada na coleia de dados e à carac~teristicas de duas das crianças - R e D. - aqui analisadas...Observação: O resumo, na integra, podera ser visualizado no texto completo da tese digital.

Palavras-chave: Disturbios da articulação - Crianças - Idade escolar , Espectrografia , Disturbios da linguagem - Crianças - Idade escolar , Fonoaudiologia