Resumo

Versão para impressão
CONSTRUCAO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA...,A

EDCLEIA A. BASSO MACOWSKI

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística Aplicada - 1993

Nro. chamada: T/UNICAMP - M239C


Resumo:
o propósito desta pesquisa é examinar a construção do processo do ensino aprendizagem de língua estrangeira com adolescentes, principalmente os de oitavas séries, focalizando de modo especial o aspecto do seu envolvimento com as aulas. Partiu-se da hipótese direcionadora que este processo apresenta-se com características muito peculiares influenciadas por aspectos sociais. cognitivos, biológicos e afetivos que podem trazer novas interpretações para o que se experiência com adolescentes aprendendo uma língua estrangeira. Os dados foram coletados usando instrumentos etnográficos e foram analisados à luz de estudos e resultados de pesquisas provindos da Psicologia, da lingüística Aplicada e da Etnografia. O envolvimento dos adolescentes, conseguido pelo congelamento da imagem das fitas em vídeo. Foi graficamente representado e inserido em uma detalhada transcrição, elaborada especialmente para a análise microetnográfica. Os dados revelam a presença de duas importantes incongruências na relação professor/aluno-adolescente, as quais não se acham devidamente preparados para entender explicando-se assim, o motivo de professor e alunos usarem estratégias afetivas para conduzirem o processo de ensino-aprendizagem adiante. Acredita-se que este trabalho possa ajudar os professores a melhor compreenderem os padrões interacionais de seus alunos-adolescentes e, através de uma alta configuração afetiva melhor aproveitar sua nova capacidade cognitiva


Palavras-chave: Adolescentes , Professores e alunos , Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.