Resumo: O presente estudo investiga a incorporação da oralidade e o trabalho com as variedades lingüísticas Padrão e não-Padrão em teleaulas de Língua Portuguesa. A análise dessas questões tomou como corpus de pesquisa um programa de ensino à distância para adultos: o Telecurso 2000. O Telecurso, entre outras peculiaridades, destaca-se por explorar, em sua proposta pedagógica, uma orientação teórica inovadora para o ensino de Português, que enfatiza a relação fala-escrita a partir da incorporação de uma considerável variedade lingüística, que abrange desde os estilos de linguagem mais informais até os mais formais. Sabendo que a distância entre a proposta e a prática desses programas de ensino nem sempre é percorrida com sucesso, e no interesse de responder às nossas questões de pesquisa, buscamos verificar se a realização prática dessa proposta é coerente com seus pressupostos teóricos e em que medida tal proposta é inovadora no ensino de Língua Portuguesa
Palavras-chave: Lingua materna - Estudo e ensino , Ensino a distancia , Linguagem - Variação