Resumo

Versão para impressão
LINGUAGEM E ESCOLA NA VOZ DOS PROFESSORES

LUDMILA THOME DE ANDRADE

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Mestrado em Linguística Aplicada - 1991

Nro. chamada: T/UNICAMP - An24e


Resumo:
Partindo de uma coleta de dados constituidos por 24 entrevistas com professores de todas as disciplinas de quatro séries do 1º grau, de uma escola pública e uma particular, analisamos as posições encontradas referentes à linguagem escrita na escola. Analisando o conteúdo do "corpus", levantamos as concepçõesdos sujeitos relativas à escrita em suas formas (recepção e produção) e as funções que lhe são atribuidas em atividades escolares. Segue-se uma análise enunciativa onde, ao levantarmos as oposições entre diferentes posturas educacionais percebemos os elementos que compõem a evolução de uma - postura tradicional em direção a uma mudança. A interlocução entre a prática pedagógica e a pesquisa ligada ao ensino, refletida sobre a relação entre pesquisa universitária e ensino na última etapa do trabalho

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.