PROCESSO INTERATIVO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ESCRITA..., O

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística Aplicada - 1991

Nro. chamada: T/UNICAMP - R478p

Esse trabalho objetivou refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem de escrita em Inglês como língua estrangeira, ocorrendo principalmente através da troca de diários dialogados entre alunos e professor durante o ano de 1989. Os diários foram utilizados ao mesmo tempo como um instrumento de pesquisa e de ensino, numa tentativa de sanar uma situação de possível fracasso de aprendizagem, pois a população envolvida continha 78% de alunos reprovados em anos anteriores e, conseqüentemente, com problemas de auto-estima e motivação. Com um aparato teórico de pesquisa-ação e encarando a escrita como um processo de interlocução entre sujeitos à distância, descrevo o processo em sala de aula, focalizando no professor, alunos, material didático e a interação através de diários dialogados. Em um primeiro momento, analiso o processo de cada aluno individualmente e, em seguida, chego a algumas conclusões de âmbito mais geral. Como principal conclusão deste estudo, considero que um processo de ensino/aprendizagem baseado na interação significativa entre os sujeitos propicia resultados visivelmente superiores aos dos métodos pautados no ensino de regras gramaticais e repetição de padrões "corretos", e mesmo daqueles métodos que pregam a escritura de composições.

Palavras-chave: Lingua inglesa - Estudo e ensino; Aprendizagem