Resumo: Este trabalho é uma abordagem das cantigas de roda utilizando-se a metodologia da Análise do Discurso. Inicialmente são feitas considerações de ordem histórico-situacional, enfocando-se, essencialmente, a função que a brincadeira tem para diferentes tipos de paticipantes em diferentes épocas. Aborda-se; em seguida, a linguagem das cantigas em função do tempo e do uso que dela fazem os participantes da brincadeira. Verifica-se, também, a ação do espaço em sua linguagem, seja na variação regional, seja na maneira como os lugares são referidos nos textos. A seguir, são levantadas questões que envolvem diretamente o funcionamento discursivo da cantiga, tais como QUEM brinca, O QUE se brinca, ONDE se brinca, COMO se brinca (questão estreitamente ligada a PARA QUEM se brinca) e PARA QUE se brinca. A resposta a essaS questões; acrescida de considerações sobre a macro-estrutura e sobre alguns processos formais de significação bastante produtivos nas cantigas nos levam a uma caracterização de seu discurso. Chega-se, assim, à constatação da existência três aspectos fundamentais da cantiga de roda: o jogo, insinuação e a escolha. É pela realização desses aspectos na situação de brincadeira que procuramos evidenciar os mecanismos discursivos do acontecimento-cantiga de roda
Palavras-chave: Cantigas e rodas infantis