Resumo

Versão para impressão
AVESSO DO BOM APRENDIZ: UMA TENTATIVA DE INTERVENCAO..., O

MARIA RITA MORAES FIGUEIREDO

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Mestrado em Linguística - 1989

Nro. chamada: T/UNICAMP - F469a


Resumo:
O propósito deste trabalho é determinar os efeitos que uma intervenção sistemática no processo de aprendizagem de "alunos portadores de prognósticos afetivo-cognitivos desfavoráveis pode causar em suas atitudes com relação à aprendizagem da língua alemã como segunda língua. A hipótese levantada se desenvolveu a partir da seguinte linha teórica: tomamos o Filtro Afetivo do modelo de Dulay, Burt e Krashen (1982) como ponto de partida, por se tratar de mecanismo inconsciente maleável à passagem do insumo lingüístico para outros processadores do modelo. O Filtro se comporta de acordo com as atitudes e estados emocionais do aprendiz, afetando o grau de motivação para aprender ou não a segunda língua. A motivação, que também configura o Filtro Afetivo, é uma variável passível de alteração. Dependendo do grau de alteração da motivação, os fatores de atitudes e até mesmo os estados emocionais atuarão sobre o sumo de abertura do Filtro Afetivo, permitindo a passagem do insumo para o mecanismo de aquisição de linguagem (LAD), o que resulta no desenvolvimento de um processo de aprendizagem positivo ou negativo. Adotando o procedimento de intervenção no processo de aprendizagem dos sujeitos observados procuramos, então, através dos componentes de seu Filtro Afetivo, provocar alterações em suas atitudes para com a língua alemã e, conseqüentemente, uma otimização em seu desempenho. O processo de intervenção visou particularmente: (1) alterar as atitudes iniciais dos sujeitos em relação à aprendizagem da língua-alvo; (2) aumentar a auto-percepção dos aprendizes de L2; (3) melhorar a percepção dos aprendizes de L2 no que diz respeito à (a) utilização de estratégias gerais e específicas de aprendizagem e (b) verificação dos efeitos causados pela utilização das novas estratégias aprendidas


Palavras-chave: Linguagem , Aprendizagem perceptiva

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.