Palmamirim : um estudo sobre a plasticidade dialetal de migrantes baianos residentes no município de Palmares Paulista-SP

Leonardo Ferraz

Orientador(a): Livia Oushiro

Mestrado em Linguística - 2024

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - F413p

Esta Dissertação analisa a plasticidade dialetal (Souza, 2023) de migrantes baianos residentes no município de Palmares Paulista-SP no que se refere ao uso variável de (-r) em posição de coda silábica (como em barco e cantar), a partir de duas perspectivas: (i) a alternância entre as pronúncias fricativa [h] e retroflexa [?] e (ii) o apagamento do segmento /ø/ vs. sua realização [h, ?]. Como objetivos principais, o estudo buscou investigar a existência de processos de adaptação linguística em decorrência do contato com o dialeto paulista, analisando o papel de variáveis preditoras sociais e estilísticas no comportamento do rótico. Para tanto, constituiu-se uma amostra de 20 falantes cuja fala foi registrada em entrevistas sociolinguísticas a fim de obter as ocorrências de (-r) em coda. Ao todo, 6.424 dados foram extraídos e codificados de acordo com as variantes Apagamento, Fricativo e Retroflexo. Sobre esses dados, foram realizadas análises estatísticas através de modelos de regressão logística de efeitos mistos (Oushiro, 2022), com a inclusão de Item lexical e Participante como efeitos aleatórios. Os preditores sociais, estilísticos e linguísticos controlados foram Gênero, Escolaridade, Idade de migração, Tempo de residência, Estilo, Contexto fonológico precedente, Contexto fonológico seguinte, Tonicidade da sílaba, Posição da sílaba e Classe morfológica. Para a análise da alternância entre fricativos e retroflexos, o modelo de regressão reportou haver correlação entre a variável reposta e os preditores Tempo de residência, Escolaridade em sua interação com Estilo, Contexto fonológico precedente, Contexto fonológico seguinte e Posição da sílaba. No caso da análise de apagamento do rótico, o modelo reportou haver correlação dos preditores Estilo, Contexto fonológico precedente e Posição da sílaba. Os resultados gerais mostram que os migrantes baianos residentes em Palmares Paulista-SP passam por um processo de adaptação linguística por conta do contato com o dialeto da comunidade de destino. Ademais, revelam a existência de dois processos de adaptação distintos, conforme a proposta de Souza (2023): a aquisição de /r/ retroflexo e a contenção do apagamento de (-r), sobretudo em posição medial de palavra.

Palavras-chave: Contato dialetal; Migração; Língua portuguesa - Regionalismos - Bahia; Língua portuguesa - Regionalismos - São Paulo (Estado); Sociolinguística