Resumo

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Língua inglesa na BNCC para os anos finais do fundamental : percepções docentes sobre linguagem e políticas educacionais linguísticas

Eduardo Fernando Francini

Orientador(a): Cláudia Hilsdorf Rocha

Co-orientador(a): Guilherme Jotto Kawachi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2024

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - F846L


Resumo:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta competências e habilidades relacionadas ao ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) para os Anos Finais do Ensino Fundamental que derivam de pressupostos ideológicos e teóricos acerca do papel que o inglês assume nas sociedades atuais e sua importância para os alunos no mundo globalizado (DUBOC, 2019). Trabalhando em encontros formativos com um grupo de professores de LI da rede estadual paulista, a escuta ativa demandou interesse para investigar de que modo tais pressupostos explicitados pela/na Base são percebidos por eles em suas práticas pedagógicas. Ao considerarmos estas duas instâncias – BNCC e o fazer docente, as formações em serviço indicam clara ruptura ou falta de diálogo entre ambas e, sem o peso institucional, a voz do professor é silenciada (FREITAS, 2014; LIBERALI, 2018). Ainda, os conceitos e princípios oferecidos e parametrizados pela Base são pouco problematizados metodologicamente; não há muita discussão ou espaços formais para a recontextualização didática desses princípios e parâmetros. Além da análise documental-bibliogra?fica que irá situar a BNCC como instrumento de política pública educacional linguística proveniente de uma ideologia sobre língua/linguagem, a pesquisa de caráter interpretativista pretende apontar como o discurso vigente no documento é percebido, explicitado e relocalizado (SANTOS, 2021), de modo menos dicotômico e mais situado, pelos professores de uma comunidade de prática (HARASIM, 2012). Dados da pesquisa indicaram que a maioria dos docentes entende a Base como sendo uma normativa construída com representatividade, sendo ela um norteador para o que devem ensinar. Há, no entanto, uma divergência grande sobre a visão de língua do documento e aquela(s) dos participantes. Tais incoerências surgem, principalmente, em momentos que os professores buscam confrontar a BNCC com suas realidades. Em resposta aos dados, a pesquisa propõe uma análise de possíveis fatores que desencadeiam as divergências e apresenta abordagens críticas transdisciplinares como possibilidades de relocalização e (re)criação das pro-postas de LI (BIESTA, 2017; SHOHAMY, 2006; COPE e KALANTZIS, 2000; SANTOS, 2021).

Palavras-chave: Linguística - Estudo e ensino; Política de educação linguística; Base Nacional Comum Curricular; Língua inglesa - Estudo e ensino

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