Trajetórias mercantilizadas : ideologias de linguagem em metadiscursos de adolescentes migrantes sul-coreanos

Tatiana Martins Gabas

Orientador(a): Ana Cecília Cossi Bizon

Doutorado em Linguística Aplicada - 2023

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G11t

No cenário educacional contemporâneo, a acentuação de discursos que tratam linguagem e cultura em termos econômicos (HELLER; DUCHÊNE, 2012), a expansão do acesso ao Ensino Superior e as mudanças nas condições de empregabilidade vêm reconfigurando o peso de capitais econômicos e culturais na disputa acadêmica (NOGUEIRA, 2021). Considerando particularidades da educação na Coreia do Sul e o engajamento de famílias em projetos de migração estudantil, a pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de adolescentes sul-coreanos(as) sobre visões e práticas de linguagem em contexto de migração transnacional e como essas percepções impactam suas trajetórias acadêmicas. A pesquisa em pauta é de natureza qualitativa- interpretativista (FLICK, 2009) e se insere na área da Linguística Aplicada, em sua vertente transdisciplinar. O principal instrumento adotado para a geração de dados foi a entrevista semiestruturada. Pautadas pela abordagem biográfica (BUSCH, 2006; 2016), as entrevistas foram realizadas com cinco adolescentes sul-coreanos estudantes pertencentes a uma comunidade sul-coreana no interior de São Paulo. A análise se orientou pela abordagem semiótica para o estudo de ideologias de linguagem (GAL; IRVINE, 2019), particularmente pelos processos de rematização e recursividade fractal, sendo também mobilizadas os conceitos de habitus, campo social e de capital cultural de Bourdieu (1979/2006; 1983). Os resultados apontam para o fato de que, na condução dos projetos de migração, a interpretação do espaço é ferramenta importante para a hierarquização dos diferentes mercados aos quais os participantes pertencem, afetando o desenvolvimento de suas trajetórias acadêmicas. Com relação aos itens do currículo acadêmico, o aprendizado de português com vistas à obtenção do Celpe-Bras é mobilizado como recurso que, juntamente a outros recursos, como educação internacional, coloca os estudantes em posição de vantagem no competitivo mercado sociolinguístico e educacional sul-coreano. Adicionalmente, a análise aponta para a existência de práticas de competição entre estudantes da comunidade, organizadas por meio de atitudes cooperativas e competitivas. Buscou-se (i) evidenciar como a educação internacional e o certificado Celpe-Bras são compreendidos como práticas de distinção social e (ii) desvelar como as disputas por acesso a recursos são desiguais e a adesão por parte dos estudantes sul-coreanos às lógicas de competição estão atravessadas por linguagem e dependem de processos de hierarquização.

Palavras-chave: Filhos de trabalhadores migrantes; Ideologia linguística; Mercantilização de linguagem; Distinção social; Celpe-Bras