Resumo

Versão para impressão
Potência e conflito no Slam das Minas-SP : um estudo sobre performance, autoria e interseccionalidade

Heloísa Malta Buttini

Orientador(a): Daniela Birman

Mestrado em Teoria e História Literária - 2023

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - B983p


Resumo:
A dissertação trata-se de um estudo sobre o Slam das Minas-SP baseado no acompanhamento e no registro de sua quarta edição, realizada em 2019. A partir das performances documentadas no evento, refletiremos sobre como a atuação da performatividade e a reivindicação de autoria vêm alterando o domínio literário brasileiro contemporâneo. Analisaremos, inicialmente, a associação entre performance e oralidade, que possibilita mudanças nas dinâmicas dos eventos e nos poemas performados, contribui para o estabelecimento da relação entre as poetas e o público e evidencia uma recontextualização de fazeres poéticos de épocas diversas. Em seguida, a performance será associada à competitividade, que ressalta a valorização de temáticas de denúncias sociais nos slams e traz problemáticas relacionadas a uma estética da violência. Discutiremos também a corporeidade e a localização social das poetas como elementos intrínsecos a suas performances, estabelecendo paralelos entre suas experiências e seus textos. Com esses paralelos, traçaremos a hipótese de um “retorno do autor”, de modo a valorizar e refletir sobre a recente entrada de sujeitos histórica e multiplamente marginalizados na literatura brasileira. Por fim, analisaremos as participações de dois poetas no evento, Midria Pereira e Ayo Lima, chamando atenção para os temas e a linguagem explorados em seus poemas em relação com suas demandas sociais interseccionais. Assim, pretendemos colocar em cena a necessidade de se pensar nas fronteiras estabelecidas pelos slams e de que maneira seria ou não possível encontrar pertencimento nesses espaços.

Palavras-chave: <em>Slam das Minas </em>; Literatura marginal; Performance (Arte); Autoria; Interseccionalidade

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.