Resumo: Nesta pesquisa, foi realizada uma análise da constituição dos sentidos presentes no discurso feminino na coletânea poética "Slam da Guilhermina 5.0/6.0", publicada em 2019. O objetivo era observar como a historicidade, memória e ideologia atravessam as formações discursivas dessas mulheres a respeito da luta feminina em um mundo machista e sexista, que limita sua liberdade e as submete a preconceitos e discriminação. O estudo se embasou na Análise de Discurso (AD) francesa proposta por Michel Pêcheux (1960) e muito difundido por Eni Orlandi no Brasil, que discute os processos discursivos e a materialidade da língua na história. A teoria analítica proposta reflete sobre as articulações entre sujeito, sociedade e sentidos, compreendendo como essas relações são constitutivas da linguagem, que não é transparente, mas sim incompleta e desloca sentidos através da história. O corpus selecionado para a pesquisa é composto pelos discursos das vencedoras das batalhas poéticas ocorridas em 2017 e 2018, nas ruas de São Paulo. Nos discursos dessas poetas, é possível observar a posição-sujeito de mulheres que resistem ao machismo e desestabilizam os discursos tradicionais acerca do feminino. A pesquisa contribui para refletir sobre as movimentações discursivas do feminino presente no Slam da Guilhermina/SP, sobre as mulheres como sujeitos-poetas que levam essa discussão para as ruas e produzem um outro sentido para o ser mulher. Os discursos analisados apresentam regularidades através de uma relação polissêmica, com metáforas e deslizes que marcam o discurso feminino no slam, sendo a poesia uma forma de legitimação do feminino.
Palavras-chave: Feminismo; Campeonatos de poesia falada; Memória; Análise de discurso