Entre rios, peixes e conhecimentos em práticas de ciência cidadã na Amazônia

Vanessa Eyng

Orientador(a): Márcia Maria Tait de Lima

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2023

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - Ey56e

Este estudo analisa as atividades e os produtos de comunicação desenvolvidos em um projeto de ciência cidadã na bacia amazônica. O projeto foi realizado junto a povos indígenas e comunidades tradicionais, destacando a interação entre seus diversos sistemas de conhecimento, tanto distintos quanto autônomos, bem como questões que incluem acesso a direitos territoriais, geração de renda e gestão de recursos naturais. Desta forma, o estudo tensiona a abordagem de ciência cidadã. A análise foi baseada nas noções de arranjos em divergência, fricção, pluriverso e sistemas de conhecimento. A fim de indicar procedimentos capazes de criar um diálogo entre diversos sistemas de conhecimento, tanto a abordagem baseada em evidências múltiplas quanto o papel das narrativas foram usados como referência. Materiais de comunicação, relatórios internos e um conjunto de entrevistas semiestruturadas com participantes e equipe técnica do projeto serviram de base para a análise. As entrevistas abrangeram tópicos de aprendizado e avaliação, perspectivas sobre o uso das ferramentas propostas pelo projeto e percepções sobre temas relevantes, como conservação, recursos pesqueiros e participação. O estudo revelou como a implementação de tais projetos deve se basear em processos participativos no desenho das tecnologias, para que essas sejam capazes de responder às demandas e características locais. Além disso, as atividades e os produtos de comunicação devem ser capazes de promover a interação entre os sistemas de conhecimento, principalmente reconhecendo o papel das narrativas como uma possibilidade de engajamento com diferentes conhecimentos. Neste sentido, as estratégias de comunicação podem potencializar a mobilização entre as diferenças, sem apagá-las, desempenhando um papel altamente relevante na implementação de processos de cogestão de recursos naturais mais inclusivos, justos e participativos, baseados em evidências de múltiplos sistemas de conhecimento.

Palavras-chave: Entre rios, peixes e conhecimentos em práticas de ciência cidadã na Amazônia