Racismo, luta e resistência : sujeitos negros e suas significações em escrevivências brasileiras

Florisbete de Jesus Silva

Orientador(a): Sheila Elias de Oliveira

Doutorado em Linguística - 2023

Nro. chamada: TESE DIGITAL - S586r

Esta pesquisa visa compreender como os sujeitos negros são significados em escrevivências brasileiras. Para tanto, analisamos os modos de significação desses sujeitos em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE –, criado pelo Ministério da Educação, para promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura, por meio da distribuição de livros para escolas públicas brasileiras. O corpus é composto por 05 obras literárias identificadas como escrevivências, conceito criado por Conceição Evaristo (1996), que ressignifica a literatura brasileira, a começar pela autoria negra, pela marca da subjetividade dos sujeitos negros na escrita, apresentando a linguagem, a história, as tradições, as experiências desses sujeitos a partir de uma perspectiva do reconhecimento do seu protagonismo na sociedade brasileira, da sua luta e resistência. Foram lidas obras inseridas nos catálogos publicados pelo PNBE, nos anos de 2005 a 2014, último ano de distribuição do acervo. Selecionamos uma obra do catálogo 2005, três do catálogo 2006 e uma do catálogo 2010, utilizando critérios que caracterizam uma escrita como escrevivência. Tomamos como objeto de análise, as determinações construídas para os nomes negras e negros, com o objetivo de compreender a designação desses nomes, na qual encontramos sentidos relacionados à resistência desses sujeitos, diante de tentativas de controle dos seus corpos. Para as análises, nos fundamentamos na Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002, 2018), teoria para a qual o sentido se constitui historicamente, na relação do sujeito com a língua e com o acontecimento da enunciação. Mobilizamos o diálogo entre a Semântica do Acontecimento e a Análise de Discurso materialista, a partir do qual podemos discutir os conceitos de sujeito e de resistência. Ademais, articulamos estudos desenvolvidos por intelectuais negros/as que discutem as questões raciais no Brasil, a exemplo de Abdias do Nascimento ([1978] 2016), [1980] 2019), Florestan Fernandes (1989), Sueli Carneiro (2011, 2020), Nilma Lino Gomes (2002, 2017, 2019), Djamila Ribeiro (2019), Silvio Almeida (2019), Richard Santos (2020). Os resultados apontam para modos de significar os sujeitos negros que rememoram e reproduzem sentidos que os discriminam, inferiorizam, desumanizam, negam seus direitos e sua participação nas diferentes esferas da sociedade brasileira; mas também para sentidos que os identificam em espaços de resistência e de embates pelo reconhecimento de si como sujeitos que fazem parte da história dessa sociedade, com direitos a lugares de fala e de pertencimento na luta contra o racismo e pela construção de uma sociedade antirracista, sujeitos que possuem uma história e uma cultura que devem ser respeitadas e valorizadas.

Palavras-chave: Significado (Linguística); Negros - Brasil; Literatura Brasileira - Escritores Negros; Enunciação; Discursos