Resumo

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Uma escrita-rio : fabulando o feminino em Gênesis e Cantares na companhia de pássaros

Emanuely Miranda

Orientador(a): Susana Oliveira Dias

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2023

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - M672e


Resumo:
As colonizações operam via centralização no homem e estabelecem dicotomias. São algumas delas: natureza-cultura, masculino-feminino, espiritualidade-ciência, feminino-sagrado, sexualidade-sagrado. Capitalismo, patriarcado e opressão religiosa se retroalimentam num sistema de governo totalitário e, juntos, tomam a linguagem para produzir consecutivas barbáries contra uma miríade de seres do cosmos, bem como fundar as separações dicotômicas como partes constituintes de suas estruturas. Essa política desencadeou colonizações sobre terras e corpos. Na América Latina, como Ailton Krenak (2020) explica, havia (e, de algum modo, ainda há) um maniqueísmo entre humanidade esclarecida e humanidade obscurecida que fomentava a colonização de uma pela outra. Acreditava-se que existia um jeito certo e verdadeiro de estar na Terra, em detrimento de outro que era, por consequência, seu oposto. A concepção da existência de uma verdade europeia surge, sobretudo, por meio de uma hermenêutica masculina e humana da Bíblia que reproduz a lógica das monoculturas. Ou seja, o plantio forçado de um padrão que se estabelece como um ataque cósmico às florestas. Chimamanda Adichie (2019) se atenta a esse funcionamento e alerta para o perigo das histórias únicas, enquanto D. H. Lawrence (1990) observa essa prática no meio religioso e a chama de fixidez. As monoculturas hermenêuticas se encarregam, entre tantas coisas, de afastar o feminino do sagrado e dos ninhos espirituais. Forja-se uma história única sobre o relato edênico, narrado em Gênesis, e força-se a demonização de Eva, aquela que atravessou a história sendo contada como primeira mulher da humanidade. A fixidez sobre esse relato bíblico desencadeou repetidas barbáries e fins de mundo contra o feminino, bem como engaiolou experiências espirituais das mulheres que dela descenderam. Ao tentar aproximações entre o sagrado e o que foi dicotomicamente dado como profano, compreende-se que uma espiritualidade engaiolada decorre inevitavelmente em sexualidades represadas cujas torrentes deixam de jorrar vida. No entanto, os funcionamentos de gaiolas, represas e monoculturas são ameaças cósmicas que não se limitam a atacar apenas o feminino. Mulheres, bichos, terras e rios passam por processos de instrumentalização e perversão das suas forças. Por compreender a coletividade das colonizações, esta escrita busca se unir aos pássaros com a intenção de criar, na companhia deles, possibilidades de vida para além das gaiolas-represas-monoculturas. Seguindo uma ontoepistemologia ecofeminista, que percebe um sistema dominador comum em distintas opressões e mobiliza conexões potentes entre os seres atingidos, esta escrita tem Donna Haraway (2000, 2019, 2021) como inspiração e referência das seguintes metodologias: companhia entre espécies e fabulação especulativa. Na companhia dos pássaros e de forma amorosa, esta escrita busca juntar os diferentes para compor forças a fim de retomar a palavra corrompida pelas colonizações e fabular o feminino no livro de Cântico dos Cânticos, uma poesia que sucede Gênesis e escorre entre dois interlocutores amantes. Esta escrita deseja experimentar possibilidades de vida e ensaiar movimentos que desviem das opressões, refugiem espiritualidades desamparadas pelas instituições e arrebentem grades-barragens. Esta escrita aposta no amor como redenção da queda; faz coro e canto com bell hooks para defendê-lo como método político e afetivo, como cura e caminho; não se compromete com um salvacionismo ingênuo e até mesmo egocêntrico, mas se esforça para contemplar a fluidez em suas águas; busca abrir um caminho de rio para que as sexualidades represadas desaguem, fertilizem a terra de nossas mentes e deem frutos artísticos para muito além de nossos ventres.

Palavras-chave: Feminilidade; Bíblia e feminismo; Ecofeminismo; Animais na literatura

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