Resumo

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O papel da literatura no ensino de línguas modernas : o espanhol ensinado no Brasil na perspectiva multirrede-dscursiva

David Alonso Bueno Baena

Orientador(a): Cynthia Agra de Brito Neves

Doutorado em Linguística Aplicada - 2023

Nro. chamada: TESE DIGITAL - B862p


Resumo:
Nos últimos anos, o ensino-aprendizagem de línguas modernas no Brasil teve avanços importantes na redução da lacuna, anteriormente mais pronunciada, entre língua e literatura como alicerces desse processo. Apesar desses avanços, ainda há necessidade de discutir possibilidades de incorporação da literatura e cultura no ensino-aprendizagem de línguas modernas com uma visão discursiva e processual da linguagem. Nessa direção, esta pesquisa reúne capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas, tendo como fio condutor o aprofundamento e adaptação da proposta Multidimensional-discursiva de Serrani (2005) e a Multirrede-discursiva (2020), este último derivado do avanço no entendimento da poposta anterior. Essa proposta, reelaborada a partir do conceito de Currículo Multidimensional de H. Stern (1992) e enriquecida com as discussões de D. Coste (1995), articula três componentes: 1) intercultural Multirrede-discursivo, 2) de língua-discurso e gêneros discursivos, e 3) práticas de linguagem(ns) em oficinas Multirrede-Discursivas. Nossa reformulação, de cunho transdisciplinar, considera a apresentação e análise pre-pedagógica (MOIRAND, 1979; SERRANI, 2010) do livro didático Enlaces (OSMAN et al., 2013) e a complementação de uma unidade, da mesma coleção, com um corpus integrado por quatro poemas de dois autores colombianos escritos durante o fim do século XX. Os referidos poemas são: "Las dos caras de la ciudad" e "Barrio viejo", escritos por Carlos Alberto Troncoso; e "Monólogo a José Asunción Silva" e "Ciudad oculta", de Juan Manuel Roca. Esse corpus se justifica pela relevância dos espaços e processos de transformação que a cidade recolhe de alguns fragmentos da cidade de Bogotá, nos quais se encontram lugares histórico-turísticos, modernos ou abandonados dessa época. A correspondência entre esse corpus e a materialidade linguística presente na unidade analisada ilustra alguns modos de problematizar a cidade e contrapor os discursos que a apresentam como algo acabado, perfeito e harmonioso, principalmente diante dos olhos do estrangeiro. No constante retorno teórico-prático, compreendido como uma espiral por Pêcheux (1997, p. 312), e exigido por uma perspectiva transdisciplinar, articulamos os seguintes conteúdos: a cidade latino-americana, como aspecto cultural; as orações locativas e existenciais na enunciação da cidade. Partindo das contribuições dos estudos hispano-americanos (RAMA, 1998; BRANDÃO, 2007), dos estudos literários (CHARTIER, 1997; PETIT, 1999, 2013; ROUXEL, LANGLADE; REZENDE, 2013) e da linguística aplicada (SERRANI, 2021), tivemos a possibilidade de analisar o corpus e considerar como algumas enunciações da cidade influenciam as formas de nos relacionarmos com ela e qual pode ser o papel da literatura, desde uma perspectiva literário-cultural e discursiva, no processo de ensino de espanhol como língua estrangeira.

Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino; Língua espanhola - Estudo e ensino - Falantes de Português; Literatura - Estudo e ensino; Linguagem e línguas - Métodos de ensino

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