Mídia, para quê? : o uso de mídias por adolescentes do ensino médio técnico integrado

Maristella Gabardo

Orientador(a): Rodrigo Esteves de Lima Lopes

Doutorado em Linguística Aplicada - 2023

Nro. chamada: TESE DIGITAL - G112m

Apesar do grande interesse pela questão do uso de tecnologias e mídias por adolescentes, e de sua importância, pouco sabemos sobre como a relação entre tal uso e as demais atividades cotidianas se dá entre jovens brasileiros entre 15 a 19 anos. Com o objetivo de entender melhor tais relações, esta pesquisa pretendeu mapear e compreender o uso de mídias que os adolescentes do ensino médio integrado do IFPR fazem. Nosso foco está principalmente relacionado à interação cotidiana entre as mídias e com as demais atividades, incluindo o contexto escolar. Para esta pesquisa utilizamos a metodologia de métodos mistos, mais precisamente o design sequencial explanatório para a coleta e análise dos dados, empregando a mineração de texto e análises estatísticas para compreender melhor as relações presentes nos dados. Na parte quantitativa, 318 alunos responderam a um questionário sobre o uso de rádio, televisão, streamings de música, streamings de vídeo, cinema, jornal, sites de notícias, revistas, HQs, livros e jogos analógicos e digitais. Já na etapa qualitativa, 23 alunos participaram de uma entrevista semiestruturada visando aprofundar e explicitar as relações estabelecidas no questionário quantitativo. Como objetivos específicos visamos, primeiramente, compreender como as mídias estão presentes no dia a dia dos estudantes através do levantamento dos tipos de mídias aos quais eles têm acesso, a sua frequência de uso, como eles aprenderam a usá-las e como nelas se engajam. Realizamos, então, uma exploração das duas mídias que se destacaram como as mais utilizadas entre o grupo de informantes. Observamos se os hábitos de uso de mídia dos adolescentes estão ligados ao consumo, à participação ou à produção. Por último analisamos de forma qualitativa as entrevistas, cruzando-as com os dados, de forma a fundamentar nossas interpretações. Acreditamos que a voz dos adolescentes pode trazer indicativos sobre as potencialidades do uso destas mídias na escola, de maneira a pensar em uma educação midiática que auxiliasse no processo de letramento no ensino médio. Os resultados indicam o celular como o principal suporte para o uso de mídias, e os streamings de música (juntamente com o rádio), seguido das redes sociais como os tipos de mídia mais usados. A música foi o principal produto cultural veiculado em ambas as mídias e as fotos pessoais ficaram em segundo lugar. As principais funções do uso de mídias são fortalecer e estreitar os laços de relacionamento entre os laços já existentes, adquirir novos conhecimentos, interagir com conteúdos que reforcem as suas identidade virtual e ocupar o tempo de ócio, fugindo do tédio e aliviar as pressões diárias. Pudemos identificar que a produção, apesar de ser em menor quantidade, por questões de privacidade, está presente no uso que os jovens fazem das mídias. A participação, apesar de ser maior também é regulada pelas mesmas questões, sendo o consumo o principal uso que se tem das mídias. Esperamos que, através deste estudo, tenhamos contribuído para a compreensão que se têm sobre o que e como os jovens usam as mídias e tenhamos podido demonstrar a importância de estudá-las, a partir dos preceitos da educação midiática, em ambiente escolar para que o letramento crítico possa ser trabalhado partindo dos conhecimentos que os alunos já possuem.

Palavras-chave: Comunicação de massa; Mídia digital; Adolescentes; Mídia social na educação; Letramento crítico; Ensino médio; Ensino técnico