"Ouçam as bichas pretas" : a multimodalidade na construção de masculinidades pretas e as produções de sentido midiativistas no YouTube

Marco Túlio Pena Câmara

Orientador(a): Rodrigo Esteves de Lima Lopes

Doutorado em Linguística Aplicada - 2023

Nro. chamada: TESE DIGITAL - C14o

Tomando a linguagem enquanto um processo tecnológico de produção de sentidos sociais, o objetivo deste trabalho é debater o Midiativismo, refletindo as estratégias criadas pelos produtores de conteúdo em vídeos e a abordagem do Muro Pequeno para o projeto for Change, promovido pelo próprio YouTube, que incentiva criadores de conteúdo que promovem a mudança social, culminando na construção de outras masculinidades possíveis. Os vídeos a serem analisados debatem as masculinidades negras, seus espaços de fala, estereótipos e sexualidades, ancorando na disseminação de possibilidade de divulgação e ampliação do alcance dos discursos que o espaço digital prevê. Os principais questionamentos de pesquisa se afincam em elucidar os recursos multimodais da linguagem para promover discussões de temas midiativistas, a partir da construção de sentido feita pelo canal Muro Pequeno. Ademais, o foco também perpassa pelo tema dos vídeos, as masculinidades, não só como objeto de debate e pesquisa, mas também o aparato metodológico de análise dos discursos empregados pelo produtor e convidados nos vídeos em análise. Como metodologia, realizamos o entrecruzamento da análise da multimodalidade e das masculinidades, apontando como esses temas de pesquisa se relacionam a fim de promover o sentido midiativista ao qual se propõem. Na intersecção entre linguagens, mídias e sociedade, este trabalho se torna relevante na medida em que se propõe a discutir e analisar fenômenos contemporâneos com o protagonismo lingüístico, contemplando a transdisciplinaridade característica e fundamental da Linguística Aplicada, área de estudo ao qual esse trabalho se insere. A análise considera aspectos da multimodalidade aliados aos de masculinidades, em uma abordagem que dialoga com os conteúdos dos vídeos e os sentidos midiativistas aos quais eles se propõem a provocar e aos quais baseiam suas produções enquanto produto audiovisual a partir da linguagem multimodal. Percebemos que o Midiativismo se dá e é impulsionado, ainda que ele não seja intencional, a partir das relações que essas linguagens estabelecem nesses produtos. Esperamos que esta tese sirva de base metodológica, com a multimodalidade em vídeos, além de levantar debates importantes na área por sua relevância social e midiática, uma vez que são poucos os estudos que refletem os conceitos e práticas do Midiativismo e das masculinidades sob o olhar discursivo como aqui se pretende empregar.

Palavras-chave: Midiativismo; Multimodalidade (Linguística); Masculinidades; YouTube