Resumo

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Multiletramentos e educação para os meios : análise crítica do discurso sobre mídias e tecnologias nas políticas curriculares de língua portuguesa para o ensino médio

Vanessa Bottasso Valentini

Orientador(a): Rodrigo Esteves de Lima Lopes

Mestrado em Linguística Aplicada - 2023

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - V234m


Resumo:
Partindo da perspectiva da análise crítica do discurso, este trabalho se propõe à discussão sobre os sentidos estabelecidos para mídias e tecnologias nos documentos oficiais normativos das políticas curriculares para o ensino de língua portuguesa: os Parâmetros Nacionais Curriculares para o Ensino Médio (PCNEM, 2000) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCCEM, 2018). Para tanto, assumindo-se a metodologia indiciária (GUINZBURG, 1989), a pesquisa apresenta o levantamento de documentos oficiais e não oficiais que asseguram a contextualização do debate público acerca das políticas curriculares dos últimos 30 anos no Brasil, bem como identifica os agentes do discurso (FAIRCLOUGH, 2013, 2016; FAIRCLOUGH e FAIRCLOUGH, 2012) e as relações subjacentes às práticas dos formuladores de políticas públicas no contexto de importação de políticas viajantes e neoliberalização do setor educacional no país (BALL, 1994; DARDOT e LAVAL, 2016; FREITAS, 2014; GOODSON, 2019; LAVAL, 2019; SAVIANI, 2020). Por meio do escrutínio do corpus empregado para a contextualização dos documentos curriculares oficiais, apresenta-se uma discussão cronologicamente organizada, na qual são explicitadas as menções a mídias e tecnologias dos PCNEM à BNCCEM, avaliando-se criticamente os sentidos atribuídos a tais referentes a partir da literatura especializada no debate sobre multiletramentos (KALANTZIS, COPE e PINHEIRO, 2020; NLG, 1996; PINHEIRO, 2016; ROJO, 2017, 2020) e educação para os meios (BUCKINGHAM, 2003, 2009, 2012, 2019). Este trabalho pretende servir aos educadores e especialistas em educação em geral para a fundamentação do olhar crítico sobre escolhas de práticas pedagógicas as quais visem à superação de abordagens reduzidas, por um lado, pelo determinismo tecnológico e, por outro, pela mistificação dos efeitos do uso de recursos tecnológicos no contexto educacional (BUCKINGHAM 2009, 2019). Desse modo, objetiva-se abordar as direções para práticas significativas de letramento, contribuindo para a discussão sobre objetivos de ensino-aprendizagem consistentes e adequados ao compromisso com a formação para a autonomia de jovens estudantes no contexto digital (LIMA-LOPES, 2018; RIBEIRO, 2019, 2020)

Palavras-chave: Multiletramentos; Comunicação e educação; Análise do discurso; Currículos

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