Resumo: Esta tese investiga a interação entre literatura e cinema nos escritos do cineasta e teórico Serguei Eisenstein (1898-1948), a fim de identificar os aspectos do processo de construção literária essenciais à sua teoria da imagem artística cinematográfica. Para tanto, procuramos mapear os textos de Eisenstein em que a relação entre literatura e cinema é abordada e analisar de que maneira a relação entre os dois sistemas de linguagem evidencia uma lógica de visualidade que rompe as fronteiras artísticas. Ao reunir esse conjunto textual, verificamos que essa relação interartes coincide com o momento em que a montagem era questionada como um meio expressivo significativo para o cinema soviético, assim como as diretrizes do realismo socialista impunham novas formas de pensar a imagem nas artes. As alterações da linguagem cinematográfica com a chegada do som e da cor também são fatores importantes que obrigam o cineasta a retomar os processos imagéticos na literatura em busca de compreensão dos processos de transformação pelos quais um sistema artístico passa no Grande Tempo. Por fim, a partir da abordagem que o cineasta realiza das obras dos escritores russos Liev Tolstói (1828-1910), Aleksandr Púchkin (1799-1837) e Nikolai Gógol (1809-1852), verificamos de que maneira Eisenstein estabelece um diálogo entre campos artísticos, o que muito pode contribuir para os estudos literários na atualidade.
Palavras-chave: Eisenstein, Sergei, 1898-1948 - Crítica e interpretação; Literatura - História e crítica - Teoria, etc; Cinema - Montagem; Cinema e literatura