Resumo: A dissertação pretende realizar uma leitura da pós-modernidade nos contos de Rubem Fonseca publicados nos anos 1990. Seguindo uma breve introdução de recursos teóricos fundamentais, com que afirma a ligação entre o pós-modernismo literário e a escrita de Fonseca, desenvolve a análise em duas partes: a apresentação da condição pós-moderna, inclusive, especificamente, a manifestação da vida carioca contemporânea, e as características da escrita, sobretudo a intertextualidade pela qual os contos dialogam com a herança literária. Dessa forma, tenta mostrar que os contos não só tematizam várias das características cruel e artificial da modernidade, mas também realizam renovações da linguagem literária, através das quais se elimina a separação entre a cultura erudita e a cultura de massa e, assim, reduz a distância entre o leitor, o narrador e os personagens, liberando o ficcionista da acusação de escrever para corresponder à exigência do mercado cultural por um “novo exotismo”.
Palavras-chave: Fonseca, Rubem, 1925- - Crítica e interpretação; Pós-modernismo; Violência urbana