Resumo: Esta pesquisa se dedica a compreender o imaginário produzido pelo digital sobre o espaço urbano e a divulgação científica e cultural. De modo mais específico, centra-se na análise das páginas das Prefeituras de Manaus, Salvador e São Paulo no Facebook como “materialidade digital” dos processos de produção e funcionamento do imaginário sobre o conhecimento textualizado nas publicações sobre o cotidiano da cidade. O questionamento central da pesquisa é: Quais conhecimentos são divulgados nessas páginas oficiais para que se produza determinado sentido sobre a cidade? Desse modo, compreender o funcionamento do imaginário a respeito do espaço urbano que se produz pela divulgação de saberes do cotidiano pelo digital é a problemática desta pesquisa. A discussão teórica se dá pela construção de um dispositivo capaz de levar à compreensão dos efeitos da divulgação no cotidiano dos sujeitos, bem como contribuir para as reflexões sobre o imaginário, configurando novas identidades e mudanças significativas nos modos de subjetivação. Nessa perspectiva, o imaginário e o real se apresentam como dimensões constitutivas do social, em um processo de atualização dos sentidos, imbricando e não opondo elementos do cotidiano e da ciência. O imaginário e o real não se distinguem, senão arbitrariamente. Quando a pesquisa se volta ao campo do digital dando ênfase ao digital na cidade, doravante e-urbano, vislumbra-se a possibilidade de estudar as novas formas de socialização e apropriação do espaço público urbano. A relevância deste estudo está na compreensão do modo como as ferramentas tecnológicas afetam o espaço urbano e os conhecimentos. Para tanto, faremos, no percurso da pesquisa, leitura, descrições e interpretações, nas páginas oficiais das prefeituras no Facebook. Já no que se refere ao método de análise será utilizado a Análise do Discurso de acordo com Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O projeto traz em seu bojo os limites e os desafios da questão do imaginário para compreender os sentidos e as formas da divulgação da ciência e da cultura e seus efeitos na constituição de sentido para/sobre/dos grandes centros urbanos. Além disso, o estudo e as reflexões a respeito do imaginário podem contribuir para o conhecimento sobre a relação da divulgação científica e cultural e o saber urbano.
Palavras-chave: Comunicação digital; Saber urbano; Linguagem; Divulgação