Comunicação pública e divulgação de ciência em portais de universidades federais do Nordeste

Silvia Letícia de Assis Pereira

Orientador(a): Germana Fernandes Barata

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2022

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - P414c

A presente pesquisa buscou identificar estratégias de comunicação e divulgação da ciência nos portais das universidades federais do Nordeste brasileiro (UFBA, UFPE, UFC, UFPB, UFRN, UFAL, UFMA, UFS, UFPI), consideradas de intensa, moderada pesquisa e maturidade institucional, por contribuírem com a ciência no Nordeste há mais de 50 anos. O estudo contempla revisão bibliográfica, que abrange referencial teórico em comunicação pública, organizacional, divulgação científica, internet, transformação digital e redes sociais, uma vez que se estudam os portais de comunicação das universidades; pesquisa documental, fundamentada em Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) e relatórios estatísticos; mapeamento de políticas, produtos de comunicação e planos de transformação digital, em busca de diretrizes e indicadores institucionais. Por oportuno, identificou-se que os setores de comunicação das nove universidades reuniam uma coordenadoria, quatro assessorias e quatro superintendências. Apenas na UFRN havia política de comunicação formatada, enquanto na UFMA, encontrava-se em fase de implantação. Sobre planos de transformação digital, até a data da consulta, o documento encontrava-se em dados abertos no portal de sete instituições, com exceção da UFS, em que o documento estava em fase de construção, e na UFBA não havia sido encontrado. Análise comparativa sobre a divulgação nos portais das universidades, relativas ao corte de recursos, em 2019, Zika vírus e a crise provocada pela pandemia de Covid-19, revelou como essas instituições lidam com questões de impacto social e saúde pública global emergencial. Durante a pandemia de Covid-19, a maioria das instituições (UFBA, UFPE, UFC, UFPB, UFRN, UFAL, UFMA, UFS, UFPI) criou planos de contingência, hotsites, aplicativos de informação e interação social com dados, notícias e material educativo. Concebeu-se que a análise de conteúdo de postagens nos portais das universidades, com amostra reunindo 1.104 posts coletados em maio de 2021, classificados de acordo com categorias jornalísticas, desvelou que o gênero Informativo e seus formatos Nota, Notícia, Reportagem e Entrevista (MELO, 2020) predominam na apresentação de conteúdos em todas as universidades. A pesquisa evidenciou, inclusive, que 84% das postagens têm formato de notícia; 48,2% abordam temas de ciência; e 75 % tratam de temas de interesse da sociedade em geral.

Palavras-chave: Divulgação Científica; Comunicação nas organizações; Universidades e faculdades - Brasil, Nordeste; Transformação digital